Semana do Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente – Registros do 25° Aniversário da Feira Ecológica do Menino Deus

A tradicional Feira Ecológica do Menino Deus, em Porto Alegre, completou 25 anos na última quarta-feira (05/06), composta por agricultores que preservam o meio ambiente e trazem alimentos saudáveis e diversos produtos para toda a Porto Alegre.

Foi uma atividade com centenas de participantes, música ao vivo, apresentações teatrais e com direito a um bolo maravilhoso para todos desfrutarem!

Os alunos do Ensino Médio da Escola Técnica Santo Inácio, realizaram na disciplina de Biologia um trabalho de entrevistas com os agricultores sobre suas práticas: como mantêm os ciclos de nutrientes nas propriedades rurais? Quais as melhores variedades para o plantio agroecológico? Quais as espécies usadas para o plantio e de onde são originárias?

Estas perguntas só são possíveis de serem respondidas em um local onde agricultor e consumidores estão em contato próximo, onde há relações cordiais e humanas.

A Feira Ecológica não é apenas um local de compra, de consumo, ela se revelou um local de encantamento através de músicas e teatros que representam a forte história e os símbolos dos agricultores. Também é local de inspiração profissional, já que é o encontro de diversas instituições, universidades e seus projetos. Como das alunas de Engenharia de Alimentos da PUC-RS, SESI, entre outras.

O evento contou com a presença do vereador Marcelo Sgarbossa, do Deputado Estadual Edegar Pretto, da Secretária do Trabalho do RS Regina Becker e do Secretário da Agricultura Covatti Filho. Todos presentes na renovação do contrato da feira.

Houve material de sobra para discussões em todas as disciplinas: da Matemática e da Física às ciências Sociais. E com certeza teve muita diversão com caldo de cana, quitutes e bolo de cacau. Tudo agroecológico!

Conheça a Feira Ecológica: https://www.facebook.com/feirameninodeus/