III Sarau Literário

III Sarau Literário – Clarice Lispector

O III SARAU LITERÁRIO, organizado pelo corpo docente da Escola Técnica Santo Inácio sob a coordenação do professor de Português e Literatura Luis Fernando Caiel, e que foi apresentado pelos nossos alunos.

“A arte é algo que está em vida, ou seja, algo que irradia uma vibração, uma presença. É o corpo que age, que inspira, que vibra, que chora, que ri, o instrumento do artista”; sendo assim, as amizades construídas na escola serão para a vida toda, como diz as palavras de nossa homenageada, a escritora Clarice Lispector: “Um amigo me chamou para cuidar da dor dele, guardei a minha no bolso. E fui”.

Sobre a Autora Homenageada

Clarice Lispector (1925-1977) foi uma escritora e jornalista brasileira, de origem judia, que com seu romance inovador e com sua linguagem altamente poética, põe em cheque os modelos narrativos tradicionais. “A Hora da Estrela” foi seu último romance, publicado em vida.

Sua obra está repleta de cenas cotidianas simples e tramas psicológicas, reputando-se como uma de suas principais características a epifania de personagens comuns em momentos do cotidiano. Quanto à sua brasilidade, declarava ser pernambucana.

Estudou direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro, apesar de, na época, ter demonstrado mais interesse pelo meio literário, no qual ingressou precocemente como tradutora, logo se consagrando como escritora, jornalista, contista e ensaísta, tornando-se uma das figuras mais influentes da nossa literatura e do modernismo, e sendo considerada uma das principais influências da nova geração de escritores brasileiros. É incluída pela crítica especializada entre os principais autores brasileiros do século XX.

Galeria de Fotos – III Sarau Literário