Identidade em Cena 2018 – As Faces da Sétima Arte

Inicialmente desenvolvido apenas na disciplina de Química no ano de 2011, o projeto IDENTIDADE EM CENA tem como objetivo principal gerar uma atividade diferenciada na escola para que os alunos possam: debater, organizar, planejar, ensaiar, opinar e expressar sua criatividade através de um filme de curta metragem e, assim, compartilhar seus talentos com a comunidade escolar.

A proposta é contribuir para que o aluno perceba que dedicação, perseverança e organização são extremamente importantes em qualquer área que se deseja alcançar o sucesso profissional e que o papel de qualquer participante de um grupo é fundamental para a consolidação de um trabalho.

Foram mais de 80 filmes produzidos totalmente pelos alunos desde a primeira edição do projeto que iniciou como IDENTIDADE EM CENA 2011: A QUÍMICA DA VIDA, apenas na disciplina de Química.

Nos anos seguintes, várias temáticas foram desenvolvidas e agora, em 2018 o tema é “AS FACES DA SÉTIMA ARTE”, justamente para valorizar todo esse trabalho.

Os alunos passam por diversas etapas durante o projeto que permitem a ambientação com o processo de planejamento, filmagem, atuação e edição antes de partirem para a produção do filme de curta metragem. Os trabalhos são desenvolvidos durante o ano letivo e o projeto culmina com uma mostra de curtas metragens.

A PRANA FILMES e o SANTANDER CULTURAL contribuem de maneira singular durante o processo: com aulas de cinema ministradas por CINEASTAS PROFISSIONAIS, na organização do FESTIVAL PRIMEIRO FILME, envolvendo várias escolas do Rio Grande do Sul, valorizando e premiando os trabalhos dos alunos.

O auxílio dos educadores, família e amigos também é fundamental, uma vez que, ao serem desafiados a organizar uma história em cerca de 10 a 15 minutos, nossos jovens artistas assumem a tarefa com dinamismo, ousadia, determinação e seriedade, com muito planejamento, trabalhando em equipe e ainda superando limites e obstáculos na tarefa de desenvolver o roteiro, a produção, as filmagens, a atuação e a edição de um filme.

É gratificante ver o envolvimento dos alunos fazendo sua criatividade ganhar vida nas telas.

E como serão os filmes desse ano? Fiquemos na expectativa.  Mas com certeza, teremos excelentes trabalhos.

Compartilhe:

Siga a Escola Técnica Santo Inácio nas redes sociais!

WhatsApp WhatsApp da Escola